Página Inicial







Portugal: Santuários de Aparecida e de Fátima – Centenários de Bênçãos
6 de Maio de 2014

Em 2017, os Santuário marianos de Fátima (Portugal) e Aparecida (Brasil) estão em festa, celebrando o centenário das aparições de Nossa Senhora, no primeiro caso, e o tricentenário da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba, no segundo.

 

Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus.

 

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, concordaram em assumir algumas ações conjuntas, que assinalem e exprimam a ligação dos dois santuários nesta importante ocasião. Entre essas ações encontra-se a oferta da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida, neste mês de maio.

 

A imagem será acompanhada por D. António Marto e uma delegação do Santuário de Fátima e será solenemente entronizada num espaço preparado para o efeito, onde ficará para a veneração dos fiéis. Mais tarde, em data que se anunciará, será a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida que será entronizada no Santuário de Fátima e que virá acompanhada pelo Cardeal D. Raymundo Damasceno.

 

As datas da celebração litúrgica de ambos os Santuários são também significativas: o dia 13 de maio é dia festivo para os muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima por todo o Brasil; e o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é dia de grande peregrinação em Fátima. Assim, no ano jubilar de 2017, D. Raymundo Damasceno virá presidir a uma grande celebração, em Fátima, e D. António Marto irá, em outubro, presidir a uma grande celebração em Aparecida.

 

São pequenos gestos, mas de grande significado. Desta forma, ficam assinalados ambos os jubileus e exprime-se de forma visível a profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentanário.

 

Que Nossa Senhora, de Fátima e Aparecida, acompanhe com a sua proteção materna os peregrinos e devotos de ambos os Santuários!

 

Com informações do Santuário de Fátima.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados