Página Inicial







Mundo: Cáritas Internacional premiará mulheres que lutam contra fome
24 de Fevereiro de 2014

A Cáritas Internacional lançará o “Prémio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento”, em homenagem a todas as mulheres que trabalham e lutam pela superação da fome no mundo. O prémio faz parte da campanha mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, lançada pela Rede Cáritas no dia 10 de dezembro de 2013.

 

O Prémio Mulheres Semeadoras de Desenvolvimento será lançado em Roma, no dia 8 de março, para marcar o Dia Internacional da Mulher.

 

O Presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, disse que o galardão “irá reconhecer as melhores iniciativas das mulheres na agricultura. Celebrando com elas, chegamos mais perto da meta de acabar com a fome mundial”.

 

As mulheres produzem cerca da metade de todo o alimento do mundo, porém possuem apenas dois por cento de toda a terra.

 

Em todas as regiões, elas têm menos acesso a recursos se comparadas aos homens. Se as oportunidades fossem iguais, as mulheres poderiam elevar a produção de 20 por cento a 30 por cento. Globalmente, isso poderia tirar de 100 a 150 milhões de pessoas da miséria.

 

Serão escolhidas duas iniciativas, que receberão um prémio de 10 mil euros cada. Uma categoria será destinada a programas apoiados por organizações nacionais da Cáritas. A outra, premiará uma experiência de entidades que não fazem parte da Rede.

 

Os projetos vencedores serão anunciados no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados