Página Inicial







Dia Mundial do Doente: Dar a vida pelos nossos irmãos
11 de Fevereiro de 2014

Fé e caridade: «Também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16)

 

“Como o Pai doou o Filho por amor, e o Filho se doou a si mesmo pelo mesmo amor, também nós podemos amar os outros como Deus nos amou, dando a vida pelos irmãos. A fé no Deus bom torna-se bondade, a fé em Cristo Crucificado torna-se força para amar até ao fim também os inimigos. A prova da fé autêntica em Cristo é o dom de si, o difundir-se do amor ao próximo, sobretudo por quem não o merece, por quantos sofrem, por quem é marginalizado”, trecho da mensagem do Papa Francisco por ocasião do «Dia Mundial do Doente», celebrado nesta terça-feira, 11 de Fevereiro de 2014.

 

Santuário de Fátima com programa especial

O Dia Mundial do Doente é celebrado no Santuário de Fátima com um programa especialmente direcionado para os irmãos doentes, os quais convida à participação, mediante as possibilidades de cada um.

 

Pelas 14:00 será recitado o Rosário, na Capelinha das Aparições; seguir-se-á, às 15:00 a apresentação de uma conferência, na Basílica da Santíssima Trindade, pelo padre José Manuel Pereira de Almeida, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde.

 

Em termos celebrativos, às 15:30 terá lugar a preparação da unção dos doentes, seguida, às 16:15, da celebração da Missa, com unção dos doentes, também na Basílica da Santíssima Trindade.

 

No XXII Dia Mundial do Doente, este ano com o tema proposto pelo Papa “Fé e caridade: também nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16)”, o padre José Manuel Pereira de Almeida lembrará que cabe a todos, “como discípulos de Jesus e tal como ele, dar a vida pelos nossos irmãos», sobretudo os mais débeis.

 

“O exemplo do Bom Samaritano é claro acerca do sentido de proximidade: ser próximo é aproximarmo-nos dos outros e tratá-los como irmãos. Ele é o Bom Samaritano da humanidade”, sublinha.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados