Página Inicial







Sudão do Sul: Rebeldes iniciam ofensiva na cidade de Malakal
18 de Fevereiro de 2014

Os rebeldes sul-sudaneses iniciaram nesta terça-feira, 18 de Fevereiro, uma ofensiva para retomar das forças governamentais na cidade estratégica de Malakal, capital do estado petroleiro do Alto Nilo (nordeste).

 

"Os combates são muito intensos. É um ataque de grande alcance, coordenado", disse uma testemunha à AFP.

 

O Sudão do Sul é cenário de combates entre o exército leal ao presidente Salva Kiir e uma rebelião partidária do ex-vice-presidente Riek Machar desde 15 de Dezembro.

 

Os combates, que causaram milhares de mortos e quase 900 mil deslocados, começaram na capital, Juba, e atingiram o resto do país, em particular os estados do Alto Nilo, de Jonglei (leste) e de Unidade (norte).

 

No fim de Janeiro, após meses de negociações árduas na capital da Etiópia, Addis Abeba, os dois lados aceitaram assinar um cessar-fogo.

 

Mas a crise permanece sem solução e os dois lados trocam acusações de violação da trégua.

 

O conflito foi provocado por uma luta de poder entre o presidente Kiir e o ex-vice-presidente Machar, destituído em Julho.

 

O primeiro acusa o segundo de tentativa de golpe de Estado. Machar nega e considera que Kiir deseja acabar com qualquer oposição antes das eleições de 2015.

 

A rivalidade ganhou um carácter étnico e existem denúncias de massacres entre as duas principais tribos do país, os Dinka de Salva Kiir e os Nuer de Riek Machar.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados