Página Inicial







Vaticano: Primeiro ano do Papa Francisco
13 de Março de 2014

Muitos comentários, nestes dias, em vista do primeiro aniversário do Pontificado do Papa Francisco que é comemorado nesta quinta-feira, dia 13 de Março. Um ano intenso, que suscitou uma renovada atenção para as questões eclesiais também para aqueles definidos distantes da Igreja. A Rádio Vaticano ouviu o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa Vaticana, que nos fez uma reflexão sobre esse primeiro ano do Papa Francisco.

 

“A principal coisa deste primeiro ano é sem dúvida a grande atenção, a grande atração das pessoas – digo das pessoas para não dizer só católicos praticantes, mas todas as pessoas deste mundo - a grande atenção a este Papa, à sua mensagem. É algo que eu penso e espero esteja enraizado muito profundamente nos corações das pessoas, que se sentiram tocadas por uma palavra de amor, de atenção, de misericórdia, de proximidade, e que através de um homem, o Papa, é o próprio amor de Deus que chega”, disse o Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa Vaticana.

 

“Francisco tem clareza sobre sua missão mais urgente, na condição de Sucessor de Pedro: confirmar os irmãos na fé, reanimá-los, dar-lhes novamente certeza e segurança interior, superar certo desalento e baixa auto-estima na Igreja, restituir ao povo católico a alegria do Evangelho, a identificação com a própria Igreja e o senso de pertença a ela. Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (“A Alegria do Evangelho”), ele apresentou as prioridades da missão evangelizadora no mundo atual: católicos felizes e agradecidos pela fé, percebida como dom precioso a ser compartilhado generosamente; uma Igreja que se faz missionária e se coloca em estado permanente de missão; a conversão constante ao autêntico espírito do Evangelho e a superação do “espírito mundano”, constante tentação para os cristãos e a Igreja; a saída para as periferias humanas e sociais e a solidariedade concreta em relação aos pobres”, comentou o Card. Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo (Brasil).

 

Para assinalar o primeiro aniversário de pontificado do Papa argentino, o Vaticano publicou um álbum digital com 36 fotos e citações de Francisco.

 

Na rede social Twitter, o Papa Francisco pediu: “Rezai por mim”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados