Página Inicial







Portugal: Voluntariado para a cooperação em Portugal
8 de Junho de 2012

No próximo dia 12 de junho, no auditório 3 da «Fundação Calouste Gulbenkian», irão ser apresentados publicamente três estudos, realizados em Portugal, sobre o voluntariado para a cooperação.

 

Intitulada «Voluntariado para a cooperação em Portugal: 3 estudos, 3 abordagens», esta apresentação pública conta com a participação de três instituições que elaboraram estudos sobre a temática:

 

Leigos para o Desenvolvimento (LD) – Vidas de Missão: 25 anos de voluntariado de Leigos para o Desenvolvimento (estudo desenvolvido pelo Centro de Estudos de Serviço Social e Sociologia da Universidade Católica), com o apoio da Fundação EDP.

 

Fundação Fé e Cooperação (FEC) – Voluntariado, Missão e Dádiva (estudo desenvolvido pelo Centro de Estudos da Escola Superior de Educação de Paula Franssinetti), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Instituto de Solidariedade Universitário (ISU) – O voluntariado para a cooperação como estratégia de Educação para o desenvolvimento em Portugal (estudo desenvolvido em parceria com Escola Superior de Educação do Porto e com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical) e com o apoio do IPAD.

 

As conclusões e recomendações serão apresentadas pelos investigadores sociais que conduziram os estudos. Os resultados serão comentados por representantes do Instituto Camões, Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) e do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV).

 

Para além da apresentação dos estudos, que permitirão ter diferentes perspetivas sobre uma temática que cada vez mais está nas agendas mediáticas, a Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) vai fazer o lançamento do Troféu Voluntariado.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados