Página Inicial







Mundo: No «Dia de África», líderes debatem diáspora africana
25 de Maio de 2012

Celebra-se nesta sexta-feira, 25 de maio, o «Dia de África». Em 2012, a data ficará marcada ainda pela realização da «1ª Cimeira Mundial dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre a Diáspora Africana», que se realiza em Sandton, na cidade de Joanesburgo, República da África do Sul.

 

A cimeira visa encontrar mecanismos de conjugação de esforços da «União Africana» (UA) para engajar a diáspora no processo de desenvolvimento, construção da UA e da integração nas estruturas da Organização.

 

Pretende-se ainda encorajar a sociedade civil na diáspora e em África para «apoiar, defender e mobilizar recursos para o desenvolvimento do continente e da sua diáspora, incluindo a manifestação da ajuda mútua e solidariedade entre os africanos no continente e na diáspora, em casos de violação dos direitos humanos e dos povos».

 

Os Estadistas africanos querem aproveitar o encontro para a consolidação do diálogo sustentável e da colaboração eficaz com os governos das diferentes regiões do mundo, em que a população da diáspora está localizada, assim como a cooperação Sul-Sul e uma colaboração estreita entre a UA e outras organizações congéneres no mundo.

 

A cimeira tem como enfoque o reforço da criação da imagem de África, de mecanismos regulamentares favoráveis para a migração, com vista a dar resposta às preocupações dos imigrantes africanos fora do seu continente, bem como o encorajamento e envolvimento que se pretende aos africanos na diáspora em matéria de prevenção, gestão e resolução de conflitos, na reconstrução e reconciliação pós-conflito, incluindo a mitigação das catástrofes em África e nas regiões da diáspora.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados