Página Inicial







Dia das Comunicações Sociais: Silêncio e Palavra
18 de Maio de 2012

«Silêncio e Palavra: caminho de evangelização» é o tema proposto pelo papa Bento XVI para o «46º Dia Mundial das Comunicações Sociais», que será celebrado no domingo, 20 de maio.

 

A mensagem do Papa reflete sobre a necessidade fundamental do equilíbrio entre palavra e silêncio no processo humano da comunicação: «Estes dois momentos da comunicação (silêncio e palavra) se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas».

 

Assim, o silêncio não é apresentado simplesmente como uma forma de contraposição a uma sociedade caracterizada pelo fluxo constante e incontrolável de ruídos na comunicação, mas como um elemento necessário de integração.

 

«Silêncio e palavra» convida a uma reflexão sobre o silêncio fundador, este que se relaciona irrevogavelmente com a Palavra. Portanto, fazer da comunicação um ato pleno de contato com Deus, com o próximo e com a sociedade exige que antecipadamente instituamos o silêncio como um modo de estabelecer comunhão. «Silêncio e Palavra» são recursos que possuem uma base sólida capaz de nos conduzir à comunicação plena.

 

O livro «Silêncio e Palavra: caminho de evangelização» está disponível para download em formato PDF. A publicação brasileira contém a mensagem do Papa Bento XVI; uma reflexão de dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS); e sugestões de como celebrar o Dia Mundial das Comunicações.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados