Página Inicial







Sudão do Sul: Primeiro grupo graduado na Universidade Católica
14 de Maio de 2012

O primeiro grupo de alunos da Universidade Católica do Sudão do Sul foi graduado no sábado, 12 de Maio, em Juba, durante uma cerimónia colorida e marcada pela alegria de quem chega ao fim de uma caminhada difícil de quatro anos.

 

Os 25 graduados iniciaram o bacharelato em Ciências Económicas e Administração em 2008 e formam o grupo pioneiro da Católica.

 

A cerimónia de graduação começou com a eucaristia presidida por Dom Eduardo Hiiboro, bispo de Tombura-Yambio. Seguiu-se o desfile dos graduandos, leitura do Acordo de Filiação com a Universidade Católica da África Oriental, sediada em Nairobi, Quénia, e distribuição dos certificados.

 

A cerimónia foi abrilhantada pelo Coro da Universidade e por músicas e danças tradicionais e contou com uma grande assistência entre figuras públicas e familiares e amigos dos graduados.

 

A Faculdade de Artes e Ciências Sociais, em Juba, oferece bacharelatos em Económicas e Ciências da Educação. No pólo de Wau funciona a Faculdade de Agricultura.

A Católica tem mais de quinhentos alunos matriculados nos três cursos.

Planeia abrir a Faculdade de Ciências do Petróleo e Minas, em Malakal, e iniciar um mestrado em economia.

 

Funciona provisoriamente no antigo postulantado dos Combonianos em Juba. Um irmão comboniano faz parte do corpo docente e administrativo da instituição.

 

Durante a graduação, o vice-governador de Equatória Central anunciou que o lote atribuído pelo governo para a construção da Universidade Católica está finalmente disponível.

(José Vieira - Missionário Comboniano no Sudão do Sul)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados