Página Inicial







Portugal: Semana da Vida de 13 a 20 de maio
11 de Maio de 2012

A Igreja Católica em Portugal vai promover entre os dias 13 e 20 de maio uma nova edição da «Semana da Vida», convidando as famílias à «intervenção política» em defesa dos seus «direitos e deveres».

 

«Urge uma mobilização geral das consciências e um esforço ético em comum, para se pôr em prática uma grande estratégia a favor da vida. Todos juntos devemos construir uma nova cultura da vida», assinala o «Departamento Nacional da Pastoral Familiar» (DNPF), citando João Paulo II (1920-2005).

 

O guião da iniciativa, dedicada ao tema «Comprometidos com a vida», evoca a encíclica «O Evangelho da vida», do Papa polaco, ao qual se deve esta iniciativa.

 

Falando das famílias como «protagonistas da transformação da sociedade», o documento diz ser necessário questionar «com grande lucidez e coragem, acerca da cultura da vida que reina hoje entre os indivíduos cristãos, as famílias, os grupos e as comunidades das dioceses» e promover um «sério e corajoso confronto cultural com todos».

 

Os responsáveis do DNPF, organismo ligado à Comissão Episcopal do Laicado e Família, consideram que o tema proposto em 2012 «pode constituir uma base de reflexão individual ou para aprofundamento em trabalho de grupo ou família».

 

«É responsabilidade de todos e cada um que a vida, como dom de Deus, seja venerada, amada e promovida», acrescentam.

 

O guião da Semana da Vida convida ainda a momentos de oração diária «individual, em casal, em família, em comunidade».

 

Desde 1994, a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da família, organiza esta semana, na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II.

 

Informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados