Página Inicial







Mundo: A coragem para proteger
24 de Janeiro de 2013

No domingo, 27 de Janeiro, assinala-se o «Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto», este ano dedicado ao tema «Resgate durante o Holocausto: A Coragem para Proteger».

 

O tema destina-se a homenagear aqueles que arriscaram suas vidas e suas famílias para salvar judeus e outras vítimas de perseguição da morte quase certa durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Nesta quinta-feira, 24 de Janeiro, o CINE ONU em Lisboa apresenta o «O Cônsul de Bordéus». Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus no ano da invasão da França pela Alemanha Nazi na Segunda Guerra Mundial, desafiou ordens expressas de Salazar, então Ministro dos Negócios Estrangeiros e chefe do Governo, e concedeu 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940.

 

A projecção acontece pelas 18 horas no Auditório da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, Lisboa. Entrada gratuita.

 

No Brasil, a «Confederação Israelita do Brasil» (Conib) promoverá, no dia 30 de janeiro em Brasília, uma homenagem a Souza Dantas, embaixador brasileiro na França, e Aracy Guimarães Rosa, funcionária do consulado em Hamburgo, que salvaram a vida de centenas de judeus europeus nos anos 30 e 40, por meio da concessão de vistos para o Brasil, contrariando ordens superiores. Ambos receberam do Museu do Holocausto, em Jerusalém, o título de «Justo entre as Nações». A cerimónia deve contar com a presença da presidente Dilma Rousseff.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados