Página Inicial







Nigéria: Ataque suicida faz 11 mortos
26 de Novembro de 2012

Onze pessoas morreram e 30 outras ficaram feridas em ataques suicidas à bomba perpetrados domingo, 25 de Novembro, contra uma igreja situada no Quartel das Forças Armadas Nigerianas em Jaji, no norte da Nigéria.

 

Um autocarro a bordo do qual estavam dissimulados explosivos bateu contra a igreja St Andrew e explodiu cerca de cinco minutos após o início da missa, ao passo que uma outra viatura carregada de explosivos estacionada diante da igreja explodiu 10 minutos mais tarde.

 

O porta-voz do Exército declarou que já foram iniciados inquéritos sobre os ataques mortais, os últimos contra uma igreja no norte da Nigéria.

 

Em outubro último, um ataque suicida à bomba contra a igreja católica St Rita, igualmente em Kaduna, fez oito mortos e 145 pessoas feridas.

 

Ninguém ainda reivindicou a responsabilidade pelo último ataque, que é, no entanto, similar aos precedentes reivindicados pela violenta seita islâmica Boko Haram.

 

A Boko Haram matou mais de três mil pessoas em ataques à bomba e durante tiroteios desde 2009, quando a Polícia abateu o seu então líder, Mohammed Yusuf.

 

A seita declarou que ela faz campanha para estabelecer um Estado islâmico na Nigéria, um país laico de 160 milhões de habitantes quase equitativamente repartidos entre cristãos e muçulmanos.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados