Página Inicial







Lisboa: Conferências sobre o tratamento dado à informação sobre África
20 de Novembro de 2012

As conferências dedicadas ao tema «O tratamento dado à informação sobre África pelos Media» realizam-se no sábado, 24 de Novembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

 

De acordo com Fátima Proença, coordenadora da «3ª edição do Observatório de África e da América Latina», «no tratamento da informação sobre África pelos media tende a predominar uma visão de «história única» e este ciclo procura ser um espaço de uma multiplicidade de histórias, questionando velhos estereótipos, pondo em contacto diferentes abordagens e novos projetos: sinais de relacionamentos novos?

 

Entre pontos a serem abordados, temos «A ilusão da África conhecida», por Elísio Macamo, que explica que o que se diz sobre África assenta mais na plausibilidade (que se alimenta do senso comum, estereótipos e argumentos de autoridade não verificados) do que num conhecimento factual sólido. E o tópico «África não é um país», defendido por Lola Huete Machado e que trata da generalização de um continente, transformado um lugar imaginário onde só colocamos catástrofes, pobreza, ditadores sádicos, homens obscuros que chegam em frágeis embarcações à nossa costa para nos roubar, mulheres exóticas e, de vez em quando, uns músicos cheios de ritmo que põem toda a gente a dançar. A África ou é um safari ou é uma guerra.

 

Veja aqui a programação. A entrada é livre. 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados