Página Inicial







Mundo: Metade da comida produzida vai para o lixo
11 de Janeiro de 2013

De acordo com um estudo conduzido por uma instituição britânica entre 30 e 50 por cento dos 4 mil milhões de toneladas de alimentos produzidos anualmente em todo o mundo vão para o lixo. A falta de condições de armazenamento, os curtos prazos de validade, as ofertas e a avidez de consumo são apontados como principais causas para o enorme desperdício.

 

No caso britânico, os autores do estudo concluíram também que 30 por cento por cento dos vegetais nem são colhidos devido ao seu aspeto.

 

«A quantidade de comida desperdiçada é chocante», lamenta um dos responsáveis do «Institution of Mechanical Engineers». Além de serem suficientes para assegurar as necessidades de um mundo em crescimento - e as necessidades dos que passam fome atualmente -, estas dois mil milhões de toneladas deitadas fora representam também «um desperdício de terra, água e energia» usados na produção, processamento e distribuição dos alimentos.

 

As Nações Unidas prevêem que em 2075 haja mais três mil milhões de bocas para alimentar no planeta, com a população a chegar aos 9,5 mil milhões.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados