Página Inicial







Sudão: Anunciada retirada de tropas sul-sudanesas
9 de Janeiro de 2013

O Sudão anunciou ontem, 8 de Janeiro, o início da retirada das tropas sul-sudanesas antes posicionadas em seu território, em conformidade com os acordos alcançados pelos dirigentes dos dois países.

 

O general Imad Mustafa Adawi, das Forças Armadas do Sudão (SAF), declarou tratar-se de uma retirada imediata e sem condições do Exército sul-sudanês (SPLA) das seis regiões fronteiriças sudanesas.

 

Segundo Adawi, membro da delegação sudanesa às negociações com o Sudão do Sul, e chefe da Comissão Técnica Militar pela parte sudanesa, o SPLA deve terminar a sua retirada dos territórios sudaneses até 16 de Janeiro corrente.

 

Os dois países decidiram igualmente instalar dez postos fronteiriços com serviços aduaneiros e migratórios bem como um posto de Polícia, indicou o general citado pelo diário Al-Sahafa.

 

Esta retirada ocorre alguns dias após uma reunião em Addis Abeba, na Etiópia, entre os Presidentes Omar El Béshir do Sudão e Salva Kiir do Sudão do Sul, sob a mediação da União Africana, para encontrar uma solução aos problemas de segurança e sobre o petróleo.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados