Página Inicial







Sudão do Sul: Músicos em missão de paz
3 de Janeiro de 2013

Um quarteto de jazz, em missão de paz, propaga o diálogo e a paz no Sudão do Sul: «De agora em diante, todos serão cidadãos do Sudão do Sul», é a mensagem que o grupo leva às aldeias e vilarejos de Jonglei, região onde a conquista da independência não colocou fim aos conflitos intercomunitários pelo controlo dos recursos naturais.

 

A «missão de paz» da Pigi United Jazz Band, formada por jovens nascidos em Jonglei, começou com o primeiro show na noite de 31 de dezembro. Segundo o porta-voz da banda, William Doko Deng, as próximas exibições serão nas áreas de Pigi, Panyagor e Akobo, onde são registrados confrontos interétnicos de criadores de gado que disputam pastos e fontes de água. Estes conflitos causaram, desde dezembro de 2011, cerca de 900 mortes, e o surgimento de grupos rebeldes que o exército está tentando desarmar.

 

O Sudão do Sul se tornou independente do Sudão em julho passado depois de 20 anos de guerra civil, mas contrastes entre alguns dos 64 grupos étnicos do país prosseguem, impedindo o desenvolvimento económico e social do país, um dos mais pobres da África.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados