Página Inicial







Europa: 2015 Ano da Cooperação para o Desenvolvimento
5 de Novembro de 2012

O Parlamento Europeu definiu 2015 como «Ano Europeu da Cooperação para o Desenvolvimento».

 

2015 é muito significativo por ser também o ano definido em 2000 como meta para se atingirem os «Objectivos de Desenvolvimento do Milénio» (ODM). A pouco mais de dois anos deste prazo expirar é claro hoje que, apesar de se terem registado progressos significativos em muitos países em desenvolvimento, a maioria dos ODM não será atingida na maioria dos países mais carenciados. Por outro lado é também claro que a maioria dos países europeus não irá cumprir os compromissos que reiteradamente assumiram relativamente a metas quantitativas e qualitativas sobre a ajuda e combate à pobreza.

 

A ideia de ter um Ano Europeu para o Desenvolvimento foi inicialmente lançada em 2011 pela Plataforma para a Cooperação para o Desenvolvimento da Letónia (LAPAS). Andris Gobins, membro da LAPAS e Presidente do Movimento Europeu na Letónia, sente-se orgulhoso por esta ideia ter nascido na Letónia, um país que recentemente era receptor de ajuda ao desenvolvimento mas que se tornou um doador.

 

«Estou maravilhado com o enorme apoio que esta ideia recebeu desde o início tanto da parte da sociedade civil como das instituições europeias. Este voto representa um momento-chave no processo. Comecemos agora a trabalhar e esperemos pelo apoio final do Conselho Europeu. Talvez depois possamos começar a pensar em ter um ano do Desenvolvimento a nível mundial.”

 

Entretanto já foi criado o portal «European Year 2015» (Ano Europeu 2015) uma plataforma interactiva, onde é possível deixar sugestões para celebrar o Ano Europeu 2015.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados