Página Inicial







Bolívia: Consagrado o primeiro bispo indígena
21 de Janeiro de 2013

Foi ordenado o primeiro bispo indígena boliviano. Trata-se do bispo auxiliar da Arquidiocese de Santa Cruz de la Sierra, Dom René Leigue Cesari.

 

A cerimónia de ordenação foi presidida pelo Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, a 16 de Janeiro, e estavam presentes também o Arcebispo coadjutor, Dom Sérgio Gualberti Calandrina, o Núncio Apostólico na Bolívia, Dom Giambattista Diquattro, além de bispos auxiliares, sacerdotes, diáconos e agentes pastorais.

 

Na homilia, o cardeal agradeceu ao prelado indígena por aceitar essa missão não obstante as dúvidas e fraquezas humanas e lembrou-lhe que a missão do bispo é ser ministro da unidade e testemunha da verdade.

 

Depois de cinquenta anos de sacerdócio e trinta e quatro de ministério episcopal, o Cardeal Terrazas disse que estava satisfeito por ordenar um bispo de Santa Cruz, homem nascido, criado e formado naquela terra.

 

«Agradeço a Deus por termos um guia confinável para o povo, uma palavra de encorajamento em todas as circunstâncias e uma presença amiga, uma presença que se tornou sorriso, que encoraja todas as pessoas e nos mostra a capacidade do nosso povo de acolher Deus, de amar e viver o que crê», concluiu o Cardeal Terrazas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados