Página Inicial







Portugal: A importância do voluntariado para enfrentar a crise
5 de Dezembro de 2012

A «Confederação Portuguesa do Voluntariado» (CPV) elogiou hoje a ação dos voluntários para ajudar a superar a atual crise económica no país e na promoção de 2causas cruciais” para a população.

 

Na mensagem para o «Dia Internacional dos Voluntários», celebrado anualmente a 5 de dezembro, por decisão das Nações Unidas, o presidente da CPV, Eugénio Fonseca, destaca o “contributo que está a ser dado pelos voluntários e voluntárias, através das instituições onde realizam a sua ação, para a superação de tantas dificuldades por que estão a passar inúmeras famílias como consequência da grave crise económica e financeira que atinge dramaticamente o país”.

 

Para o também presidente da Cáritas Portuguesa, o voluntariado “é um dos recursos mais significativos da sociedade portuguesa para a prática da solidariedade e como facilitador de resiliências”.

 

A mensagem assinala, a este respeito, o compromisso de milhares de homens e de mulheres na “valorização dos seres humanos em todas as suas dimensões”, na proteção da natureza e na defesa do património cultural e artístico.

 

“Se a crise tem exigido maiores esforços ao voluntariado no que respeita à dádiva do tempo, à procura de meios, ao reforço da criatividade na descoberta de soluções, ela também se apresenta como uma oportunidade”, precisa Eugénio Fonseca.

 

O responsável convida a conjugar a ação assistencial com a promocional e o desenvolvimento sociolocal: “Agindo deste modo, o voluntariado daria uma colaboração decisiva para minorar ainda mais tanto sofrimento que grassa escondido pelo nosso país”.

 

A CPV felicita os voluntários e voluntárias de Portugal pela sua capacidade de se “darem sem medida” e nada exigirem em troca, desejando que o seu trabalho seja ainda mais reconhecido pelos seus concidadãos e pelo Governo português

 

Esta confederação vai entregar hoje à noite o Troféu Português do Voluntariado, pelo quarto ano consecutivo, depois de ter recebido 14 candidaturas.

 

Informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados