Página Inicial







Roma: 40 mil jovens entram o ano a rezar
28 de Dezembro de 2012

Entre os dias 28 de Dezembro de 2012 e 2 de Janeiro de 2013, a cidade de Roma acolherá o «35º Encontro Europeu» de jovens. Quarenta mil jovens de todo o continente europeu e de outras regiões reunir-se-ão na capital italiana para seis dias de oração, reflexão e vida comunitária com as paróquias, as famílias e as comunidades religiosas de Roma e dos arredores.

 

As orações comunitárias terão lugar todos os dias às 14h e às 19h30, em sete grandes igrejas da cidade, incluindo as basílicas maiores: São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. As refeições serão distribuídas no Circo Máximo e os workshops da tarde incluirão visitas às catacumbas e a outros locais significativos da fé. No sábado, dia 29 de Dezembro, às 18h, sob as abóbadas da Basílica de São Pedro ressoarão os cânticos de Taizé, na oração com o Papa Bento XVI.

 

Assim, estando integrado na vida da cidade de Roma, o Encontro Europeu decorará de acordo com as grandes linhas da «peregrinação de confiança» animada por Taizé: o programa da manhã nas paróquias com momentos de oração e partilha e a descoberta de sinais de esperança que existam nos vários bairros; os workshops da tarde, sobre temas espirituais, artísticos e sociais; a oração pela paz nas paróquias, seguida por uma «festa dos povos» para celebrar o Ano Novo.

 

À chegada a Roma, os jovens receberão uma mensagem do irmão Alois, prior de Taizé, com as quatro propostas para «desobstruir as fontes da confiança em Deus». Como diz o irmão Alois, «esperamos que este encontro em Roma seja uma bela experiência de comunhão, que os jovens possam conhecer a Igreja como um lugar de amizade, onde estamos reunidos para lá de todas as fronteiras. E Cristo ressuscitado é Aquele que nos reúne!»



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados