Página Inicial







Brasil: Movimentos pedem que Papa convoque para a defesa da vida na Terra
20 de Setembro de 2013

A Assembleia da «5ª Semana Social Brasileira», que reuniu movimentos sociais, pastorais sociais e comunidades, nos dias 2 a 7 de Eetembro, em Brasília, assumiu solicitar ao Papa Francisco que ele convoque uma «Assembleia Global para a Defesa da Vida na Terra».

 

Os cristãos e membros de outras religiões, como também pessoas de boa vontade, através de um abaixo-assinado farão essa solicitação ao Papa. Trata-se de uma convocação global para que urgentemente toda a humanidade possa debater e realizar ações em defesa das pessoas e da Terra.

 

A 5ª Semana Social é promovida pela «Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil» (CNBB) através da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade Justiça e Paz. O evento, que é um processo em curso desde 2011, analisou a realidade brasileira e global, escutou os clamores populares e celebrou a caminhada dos movimentos sociais e das igrejas, na defesa e na promoção da vida. A Semana Social Brasileira acontece há vinte anos e tem contribuído no debate com a sociedade para proposições de iniciativas para a superação das desigualdades sociais e regionais. É um esforço conjunto das organizações sociais na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade e da profecia cristã.

 

A carta endereçada ao Papa Francisco já foi divulgada. De acordo com o texto: «Hoje a vida está ferida de morte pela fome (900 milhões de pessoas no mundo), pela sede (1,2 mil milhões não têm água potável e 2,4 mil milhões não têm saneamento básico), pelas guerras, pela destruição do meio ambiente (solos, água, biodiversidade, ar) e, sobretudo, paira sobre a humanidade e todas as formas de vida a ameaça assombrosa das mudanças climáticas, motivadas também pela ação inescrupulosa dos grandes grupos económicos».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados