Página Inicial







Sudão do Sul: Formado novo Governo
1 de Agosto de 2013

O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, formou na quarta-feira, 31 de Julho, um novo governo, após ter demitido todos os membros do anterior executivo na semana passada, mas falta designar um vice-presidente, segundo um decreto citado pelos jornais oficiais.

          

Salva Kiir suspendeu todos os membros do Governo e destituiu o seu vice-Presidente, Riek Mashar, na maior remodelação governamental desde que o país foi criado, há dois anos. 

 

Entre os demitidos figurava o secretário-geral do partido no poder, o Movimento de Libertação do Povo do Sudão, Pagan Amum. 

 

Muitos dos ministros do Governo eram figuras destacadas do movimento rebelde sul - sudanês e do seu braço armado, que travou a guerra de 1983-2005 contra o executivo do Sudão, luta que levou à convocação em 2011 de um referendo sobre a independência do Sul.

 

Um dos nomeados é o homem forte das forças armadas, Kuol Manyang, um dos fundadores do SPLA e actualmente governante do problemático estado de Jonglei, na zona oriental do Sudão do Sul, e que vai assumir a posição-chave de ministro da Defesa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados