Página Inicial







Europa: Semana da Esperança
24 de Junho de 2013

Começa nesta segunda-feira, 24 de Junho, a «Semana da Esperança» promovida pela «Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia» (COMECE) para assinalar o 10º aniversário do documento do Papa João Paulo II «Ecclesia in Europa».

 

A «Semana da Esperança» tem por objetivo propor de novo a esperança a um continente «num momento muito difícil» e quando a «visão» dos fundadores do projeto europeu «está eclipsada pelas consequências dramáticas da crise económica e pelo espetro crescente de nacionalismos, populismos e xenofobia», afirma a COMECE no sua página da internet.

 

Nesta semana a COMECE vai promover um festival, ao serão, para apresentar exemplos de santidade de mulheres e homens que «encarnaram valores que estão no centro do sonho europeu», como Henry Newman, Joseph Cardijn, Hildegarde de Bingene e Bernardino de Sena.

 

A Semana da Esperança inclui também, pela manhã, um pequeno-almoço orante na Capela da Europa e, ao almoço, um debate nas instalações da COMECE.

 

A Semana da Europa termina dia 27 com uma eucaristia presidida pelo Núncio Apostólico junto da União Europeia, D. Alain Lebeaupin, na igreja de Nossa Senhora de Sablon.

 

Na página da internet dedicada ao evento estão publicadas outras informações sobre a Semana da Esperança, os horários das várias iniciativas e a informação sobre os intervenientes.

 

A «Ecclesia in Europa» é uma exortação apostólica do Papa João II, escrita a partir das conclusões do Sínodo dos Bispos onde se analisou o tema «Jesus Cristo, vivo na sua Igreja, fonte de esperança para a Europa».

 

 

Com informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados