Página Inicial







Mundo: Dia Mundial do Ambiente 2013
4 de Junho de 2013

Celebra-se na quarta-feira, 5 de Junho, o «Dia Mundial do Ambiente». Um dia importante para todas as pessoas da nossa aldeia global, mas especialmente para aquelas que têm o compromisso de viver a Boa Nova da paz e da justiça.

 

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia-geral das Nações Unidas em 1972 e tem sido comemorado cada ano num país diferente, com uma exposição internacional ao longo da semana de 5 de Junho.

 

Em 2013, a sede das celebrações é a Mongólia. O país está a priorizar a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia e a promover a conscientização ambiental dos seus jovens.

 

«A Mongólia está a enfrentar um desafio imenso, incluindo uma pressão crescente sobre sua segurança alimentar, o estilo de vida nómada de alguns dos seus povos e as reservas hídricas por conta das mudanças climáticas», refere a ONU.

 

«Pensar.Comer.Conservar» é o tema de inspiração para as celebrações do Dia do Ambiente em 2013, sendo que um dos principais alertas recai sobre o desperdício de comida.

 

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informa que 1,3 mil milhões de toneladas de comida são deitadas fora por ano. Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome, e mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

 

Convidamos a todos a partilhar com os membros das suas comunidades a oração que foi elaborada para este dia pelos membros da «Comissão da Justiça, Paz e Integridade da Criação» da USG/UISG, em Roma. O sonho destes religiosos e religiosas é que todos os consagrados do mundo não só estejam conscientes do significado desta data, mas, neste dia, se unam em oração com os seus irmãos e irmãs, amigos e colaboradores. Sendo assim, incentiva-se a utilização e a adaptação desta oração segundo o lugar onde se estiver e o ministério que se exercer.

Documento para download: OracaoDiaMeioAmbienteJPIC.doc



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados