Página Inicial







Brasil: Rio de Janeiro acolhe «LusoFesta»
24 de Julho de 2013

Encontro promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil quer deixar marca portuguesa nesta jornada mundial.

 

O Rio de Janeiro acolhe nesta quarta-feira, 24 de Julho, uma 'LusoFesta', iniciativa promovida pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) da Igreja Católica em Portugal que visa reunir os jovens lusófonos presentes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

 

A iniciativa vai contar com a apresentação do ator Ricardo Pereira e, segundo o DNPJ, espera juntar os jovens da lusofonia, as comunidades portuguesas no Brasil e os bispos de Portugal que estão participar na JMJ 2013, que decorre desde esta terça-feira até domingo.

 

A festa lusófona pretende celebrar “o encontro de povos e culturas”, promover “o convívio e a festa da vida e da Fé”, em espírito de “diálogo interinstitucional e geracional, de partilha de culturas, na diversidade da degustação de sabores”, afirma à Agência ECCLESIA Bruno Leite, do setor de comunicação do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

 

"Também fizemos o convite aos jovens de Cabo Verde, Angola, Moçambique, para criarmos um encontro lusófono, vamos fazer uma festa falada em português”, explica ainda.

 

Ricardo Pereira, ator das telenovelas da SIC e TV Globo, vai “partilhar a sua vivência de ser um português a trabalhar no Brasil”, num encontro onde “cada um é convidado a partilhar a vida”.

 

A LusoFesta começa com a Feira Vocacional num espaço onde “os participantes vão poder contatar com diferentes congregações religiosas e celebrar o sacramento da reconciliação”.

 

Mais tarde, no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, decorre o acolhimento com um lanche preparado pelas comunidades portuguesas, que vão também oferecer "um sorvete”, e a saudação dos organizadores aos presentes.

 

Às 17h30 (mais quatro em Portugal) vai começar um espetáculo musical onde vai atuar o padre Omar, reitor do Santuário do Cristo Redentor, seguido do visionamento de um filme sobre Portugal, terminando a tarde com uma oração mariana.

 

A organização espera fazer deste encontro um momento de partilha de experiências e de fé entre os jovens participantes e os bispos portugueses.

 

A LusoFesta pode ser acompanhada em directo na WebTV oficial das JMJ do Rio 2013.

 

Com informações da «Agência Ecclesia».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados