Página Inicial







Sudão do Sul: Bispo lança cruzada de orações pela paz
16 de Janeiro de 2014

O Bispo Católico de Tombura-Yambio iniciou uma cruzada de 21 dias de orações intensivas pela paz no Sudão do Sul.

 

Há um mês que o mais jovem país se vê envolvido num conflito político com derivas tribais que já matou mais de 10 mil pessoas e deslocou outras 500 mil.

 

Dom Eduardo Hiiboro Kussala escreveu uma carta aos fiéis de Tombura-Yambio, uma diocese na fronteira com a RD Congo, a 9 de Junho, dizendo que os sul-sudaneses já sofreram mais do que a sua conta os horrores da guerra que desde 1955 já matou mais de 4,5 milhões de pessoas.

 

O bispo diz que o conflito que se alastrou a quatro estados do Sudão do Sul desde 15 de Dezembro com «desenvolvimentos dramáticos» tem-lhe causado muitas preocupações e sofrimento.

 

Por isso, lançou uma iniciativa de 21 dias de oração intensiva pela preservação da paz e da justiça entre 12 de Janeiro e 2 de Fevereiro acompanhada por três sextas-feiras de jejum.

 

«Sabemos que a situação humanitária em três ou quatro dos nossos estados se agravou. Usemos este tempo para mobilizar os produtos equivalentes ao valor do nosso jejum para os necessitados. Esses produtos devem ser trazidos para as nossas paróquias no domingo. Eu peço e encorajo os nossos fiéis e homens e mulheres de boa vontade para que apoiem o exercício do jejum pela paz para os necessitados trazendo comida para a missa e para bancos e armazéns alimentares», indicou o bispo.

 

Dom Hiiboro pediu às partes em conflito «para escutarem a voz da própria consciência, não se fecharem somente nos seus próprios interesses, mas olharem para cada um como irmãos e irmãs e decidida e corajosamente sigam o caminho do encontro, diálogo, perdão e negociação para ultrapassar o conflito cego.»

 

A diocese começou a cruzada de oração e jejum pela paz com meio dia de recoleção a 11 de Janeiro na cidade de Yambio, capital do estado da Equatória Ocidental.

 

ORAÇÃO PELA PAZ NO SUDÃO DO SUL

 

Deus de amor e misericórdia,

Vós criastes pessoas de cada clã,

tribo e nacionalidade.

É vossa vontade que todos os povos possam

viver em paz, harmonia e unidade.

Somos todos irmãs e irmãos.

Pedimos-vos perdão pelas vezes

que não vivemos em paz.

Curai as nossas feridas e ajudai-nos

a reconciliar-nos uns com os outros.

Nós também rezamos pelos nossos líderes.

Concedei-lhes a sabedoria divina

e ajudai-os a promover o respeito,

a paz, o amor, a unidade, a justiça

e a verdadeira reconciliação

para que cada clã e tribo no Sudão do Sul

possa viver em paz e harmonia.

Nós vos pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Amém.

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados