Página Inicial







Mundo: Eliminar a violência contra as mulheres
25 de Novembro de 2013

Assinala-se nesta segunda-feira, 25 de Novembro, o «Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres».

 

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos alerta para violência justificada pelo estilo de roupa feminina. «Abusos físicos ou sexuais são inaceitáveis, independente do que a vítima escolheu vestir», afirma Navi Pillay, que lamenta ainda que os crimes sejam diários e muitas mulheres tenham vergonha de denunciar à polícia.

 

Em Portugal, 33 mulheres foram assassinadas desde o início do ano e houve 32 tentativas de homicídio registadas. Mais de 60 por cento das vítimas de violência possuíam uma relação ou já tinham sido íntimas do agressor e o facto de tal crime ser conhecido de familiares ou vizinhos não as protegeu.

 

No Brasil, este dia é assinalado com diversas atividades particularmente nas cidades de Recife e em Olinda, no Estado de Pernambuco, no norte do país. De acordo com dados do Ministério Público de Pernambuco, a taxa anual de assassinatos no estado é de 5,5 mulheres para cada 100 mil mulheres.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados