Página Inicial







Sudão do Sul: Preocupação da ONU com confrontos armados
18 de Dezembro de 2013

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon expressou preocupação com relatos de confronto armado entre os membros do Exército de Libertação do Povo do Sudão, Spla, iniciados na noite de domingo na capital, Juba.

 

Numa conversa telefónica com o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, na terça-feira, 17 de Dezembro, o chefe da ONU pediu o fim imediato das hostilidades e que o governo aja com cautela no controlo da situação e para garantir a proteção dos civis.

 

A ONU estima que 13 mil pessoas tenham procurado refúgio dentro das instalações em Juba, sendo grande parte constituída por mulheres e crianças.

 

O Secretário-Geral espera que a situação da segurança na cidade normalize rapidamente, para que os civis possam regressar à casa com segurança. O pedido ao governo é que estenda a oferta de diálogo a oposição para resolver as diferenças de forma pacífica.

O apelo lançado pelo Secretário-Geral a Kiir foi para o respeito do direito humanitário internacional pelas forças de segurança. Ban quer que o presidente exerça a sua liderança neste momento e restaure a disciplina para que se ponha termo às lutas entre os militares do Spla.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados