Página Inicial







Sudão do Sul: Governo se compromete a dialogar com oposição
30 de Dezembro de 2013

Líderes regionais do bloco formado por oito países da África Ocidental (Autoridade Intergovernamental sobre Desenvolvimento, Igad) se reuniram em Nairobi, capital do Quénia, para debater o conflito sul-sudanês. No encontro foi criada uma equipa de mediação para trabalhar com o governo do Sudão do Sul e com a oposição, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo e acabar com o conflito no país.

 

O bloco regional elogiou o compromisso do governo sul-sudanês em dialogar com a oposição para atingir o fim das hostilidades. O encontro determinou ainda que se não houver um cessar-fogo em quatro dias, o grupo pode tomar medidas adicionais.

 

A violência no país mais novo do mundo começou no dia 15 de Dezembro, quando o governo do presidente Salva Kiir afirmou que soldados aliados ao ex-vice-presidente Riek Machar tentaram um golpe de Estado.

 

Calcula-se que milhares de pessoas morreram com os conflitos e outras quase 122 mil ficaram desalojadas, sendo que 63 mil civis buscaram abrigo nas bases da ONU no país.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados