Página Inicial







Rep. Centro-Africana: ONU vai acelerar envio de boinas azuis para o país
30 de Dezembro de 2013

A ONU anunciou a sua intenção de acelerar os preparativos para um possível envio de uma força para a manutenção de paz na República Centro-Africana, mergulhada na violência desde Março de 2013.

 

"Vão acontecer muito rapidamente nos próximos dias consultas adicionais entre membros do Conselho de Segurança e a União Africana", destacou a ONU num comunicado, após a conversa na sexta-feira, 27 de Dezembro, entre o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, e o presidente francês, François Hollande.

 

O presidente francês pediu a Ki-moon que as Nações Unidas "desempenhem um papel ainda mais importante" durante a transição na República Centro-Africana, informou a presidência francesa.

 

Aprovada em 5 de Dezembro pelo Conselho de Segurança da ONU, a resolução que autorizou a França a intervir no país africano contemplava a possibilidade de que a Misca se transformasse numa força para a manutenção da paz - desde que o próprio Conselho a aprovasse.

 

Segundo fontes diplomáticas, Ban poderá enviar boinas azuis "de urgência", que seriam transferidos de outras missões para ajudar as tropas francesas e africanas a conter os confrontos sectários. Mais de mil pessoas já morreram nesses conflitos.

 

"Como o Conselho de Segurança pediu, as Nações Unidas já começaram a estudar os contingentes e a preparar a possível transformação da Misca numa missão para a manutenção da paz da ONU", ressaltou o comunicado.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados