Página Inicial







Filipinas: Combonianos enviam notícias após passagem do tufão
13 de Novembro de 2013

O Padre Miguel Angel Llamazares, Superior dos Missionários Combonianos na Ásia, conta-nos como foi a passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas: «O tufão tocou a terra na sexta-feira, 8 de novembro, em Visayas Oriental, a zona central das Filipinas. À medida que avançava para oeste, a força do vento e as chuvas deixaram para trás a destruição total e perda de vidas».

 

No momento, não há dados precisos sobre o número de vítimas (estima-se em mais de 10 mil mortos e 11 milhões de desabrigados) e a quantidade dos danos. As Comunicações e o fornecimento de energia ainda não foram restaurados e isso dificulta os esforços para alcançar as vítimas e responder às suas necessidades básicas: comida, água, assistência médica.

 

As imagens e histórias dos locais afetados falam de muita dificuldade, luta pela sobrevivência, saques e crescente loucura... O Governo, que também foi acusado de responder lentamente com as necessidades urgentes, enviou uma força policial e as tropas para as áreas afetadas para restaurar a ordem e estabelecer bases para a distribuição de bens de socorro.

 

Sabemos que a comunidade internacional respondeu de forma rápida e generosa com ajuda diversificada. Também nas Filipinas, aqueles que não foram afetados estão a responder, oferecendo comida, água, dinheiro e trabalho voluntário...

 

Quanto aos confrades, estamos todos bem. Manila é relativamente longe das áreas afetadas. Também não ouvimos relatos de parentes dos irmãos afetados pelo tufão. Frente a esta tragédia, também nos sentimos desafiados a fazer algo, mesmo que, neste momento só se possa colaborar com alguma ajuda financeira.

 

Alguns dos que me contataram expressaram o desejo de ajudar às vítimas. Gostaríamos de canalizar toda a assistência através dos Serviços Sociais das Dioceses na área, Cáritas de Manila ou AMRPS (Associação dos Superiores Maiores Religiosos nas Filipinas).

 

Queremos renovar a nossa fé no Pai da Vida, e ao mesmo tempo oferecer a nossa solidariedade por aqueles que foram afetados por esta calamidade.

 

Deus abençoe vocês.

 

Padre Miguel Angel Llamazares



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados