Página Inicial







Vaticano: Papa Francisco encerra Ano da Fé com exortação apostólica "Evangelii gaudium"
19 de Novembro de 2013

O papa Francisco vai entregar a exortação apostólica “Evangelii gaudium” (O Evangelho da alegria) no próximo domingo, 24 de Novembro, a fiéis dos cinco continentes, após a missa a que presidirá na praça de S. Pedro, no Vaticano, celebração que encerra o Ano da Fé.

 

O anúncio foi feito pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo italiano Rino Fisichella, que também revelou que a apresentação oficial da primeira exortação apostólica do papa Francisco decorre a 26 de Novembro.

 

O gesto junta-se às três iniciativas com que o papa decidiu assinalar o termo do Ano da Fé: oração com monjes de clausura no mosteiro de Aventino, esta quinta-feira; encontro com cerca de 500 catecúmenos adultos de 47 países que vão receber o sacramento do Batismo, no sábado; exposição, pela primeira vez, das relíquias do apóstolo Pedro, no domingo.

 

A exortação apostólica será entregue a um bispo da Letónia, a um padre da Tanzânia e a um diácono da Austrália, bem como a religiosos e religiosas, fiéis crismados, um seminarista e uma noviça, a uma família, a catequistas, a uma pessoa invisual (em forma de CD com ficheiro áudio), a jovens e a responsáveis de movimentos.

 

No ato de entrega marcam também presença alguns artistas, como Etsuro Sotoo, escultor japonês que colaborou na basílica da Sagrada Família, em Barcelona, e a pintora polaca Anna Gulak, porque «a beleza é uma forma privilegiada de evangelização», sublinhou D. Rino Fisichella.

 

As exortações apostólicas são tradicionalmente redigidas pelo papa após a realização do sínodo dos bispos, o último dos quais, sobre «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã», ocorreu em Outubro de 2012 no Vaticano.

 

Durante a conferência de imprensa, D. Fisichella revelou que oito milhões e meio de pessoas peregrinaram ao túmulo de S. Pedro durante o Ano da Fé.

 

O prelado disse ainda que no último dia do Ano da Fé, derradeiro domingo do ano litúrgico e solenidade de Cristo Rei, vai ser feita na Praça de S. Pedro uma recolha de ofertas em favor das populações das Filipinas atingidas pelo furacão Haiyan.

 

Notícia publicada originalmente na página do «Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados