Página Inicial







Venezuela: América Missionária, partilha a tua fé!
4 de Dezembro de 2013

O «4º Congresso Americano Missionário» (CAM4 - Comla9), encerrou suas atividades sábado, 30 de Novembro. A mensagem final indica cinco orientações pastorais a serem assumidas nas comunidades eclesiais: discipulado missionário, conversão, secularização, pluriculturalidade e missão Ad Gentes; temas abordados pelas conferências e fóruns que marcaram o Congresso desde seu início, na terça-feira, 26 de Novembro, em Maracaibo (Venezuela).

 

A mensagem agradece, de maneira especial, o Papa Francisco por ter recordado o compromisso da Missão Continental promovida por Aparecida e pela presença de seu Enviado Especial, Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, ao qual «nos recordou que a missão ad Gentes é tarefa de toda a Igreja».

 

Os participantes se dizem certos de que «o Espírito de Jesus nos doa o ardor e a criatividade para realizar em nossas comunidades as orientações pastorais que emergiram deste Congresso», então elencamos: Discipulado: encontrar Jesus e pregá-lo como discípulos missionários. Conversão: ouvir a Palavra e denunciar a injustiça. Secularização: preparar um diálogo com todos para promover o desenvolvimento na vida política, social, económica, cultural e ecológica das sociedades. Multiculturalidade: promover uma pastoral e uma liturgia que considerem a realidade cultural dos povos, especialmente das dos povos indígenas e culturalmente emergentes. Missão Ad Gentes: as Conferências Episcopais, no arco de 5 anos, escolham um lugar de missão onde enviar, depois de uma formação adequada, religiosos, sacerdotes e leigos.

 

Na conclusão da mensagem, lê-se a seguinte invocação: «Nossa Senhora de Guadalupe, San Juan Diego, Santa Teresina do Menino Jesus e São Francisco Xavier iluminem a nova etapa de evangelização à qual nos convida o Papa Francisco: América missionária, partilha a tua fé».

 

O próximo encontro, CAM5 / Comla10, já está marcado para a Bolívia em 2018!



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados