Página Inicial







Rep. Centro-Africana: Disparos e fuga de civis de Bangui
5 de Dezembro de 2013

A capital da República Centro-Africana, Bangui, amanheceu nesta quinta-feira, 5 de Dezembro, com uma série de tiroteios em diversos bairros da cidade. Os disparos acontecem em meio à expectativa de que o Conselho de Segurança da ONU autorize a entrada de tropas no país, em reunião que acontece ainda hoje.

 

A ex-colônia francesa enfrenta uma forte crise política após o golpe que derrubou o presidente François Bozizé em março. Desde então, o país passa por uma série de combates liderados pela coalizão rebelde islâmica Seleka, que depôs Bozizé, contra grupos de autodefesa formados pela comunidade.

 

Para colocar fim ao conflito, que ameaça instalar uma guerra civil na República Centro-Africana, o Conselho de Segurança da ONU se prepara para aprovar um projeto de resolução que autorize a entrada conjunta de soldados africanos e franceses.

 

De acordo com a agência Fides, ligada ao Vaticano, cerca de 6.000 pessoas estão refugiadas nas paróquias da capital da RCA. «Atualmente, cada uma das paróquias da Arquidiocese de Bangui acomoda entre 400 e 450 pessoas», disse o Diretor da Cáritas para a África Central, Elysée Guendjande.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados