Página Inicial







Vaticano: Apresentação do Ano da Fé
10 de Outubro de 2012

A celebração inaugural do Ano da Fé será «fortemente impregnada de sinais que evocam o Concílio» – adiantou Dom Rino Fisichella aos jornalistas na coletiva em que apresentou a celebração que vai inaugurar o Ano da Fé proclamado por Bento XVI.

 

O arcebispo ressaltou que na cerimónia de abertura serão lidos trechos das quatro constituições conciliares que marcaram o trabalho do Concílio e a renovação da vida da Igreja. Depois, será repetida a longa procissão que remete a 11 de outubro de 1962, com a participação de todos os bispos presentes, dos Padres Sinodais que estão participando dos trabalhos sobre a Nova Evangelização e dos Presidentes das Conferências Episcopais do mundo.

 

O Presidente do Dicastério para a Nova Evangelização explicou ainda que os 70 Padres que participaram do Vaticano II e ainda estão vivos foram convidados para a solenidade, mas devido à idade avançada e a problemas de saúde, apenas 14 estarão presentes na celebração. Dom Fisichella ressalvou, no entanto, que todos «confirmaram sua participação espiritual e seu apoio neste momento tão solene para a vida da Igreja».

 

Após a procissão seguirá a entronização da Palavra de Deus, «sinal que evoca um momento significativo do Concílio, quando, nas sessões solenes na Basílica de São Pedro, a Sagrada Escritura entrava em procissão e era colocada no centro da reunião conciliar, convidando todos a estar a serviço da Palavra de Deus, centro da ação da Igreja». Para a entronização, serão usados o mesmo púlpito e a mesma Sagrada Escritura do Vaticano II.

 

Enfim, assim como o fez Paulo VI, no final da celebração, Bento XVI entregará uma cópia da mensagem do então Pontífice a representantes do Povo de Deus, como governantes, cientistas, intelectuais, atletas, jovens, educadores e trabalhadores.

 

Ainda na quinta-feira, 11 de Outubro, será assinalado o 20.º aniversário do Catecismo da Igreja católica, e o Papa entregará uma cópia do mesmo, em edição especial publicada para o Ano da Fé a representantes dos catequistas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados