Página Inicial







Portugal: País recebe o «Átrio dos Gentios»
18 de Setembro de 2012

As cidades de Guimarães e Braga, em Portugal, vão receber o «Átrio dos Gentios» no mês de Novembro. «O Valor da Vida» é o tema de inspiração do evento.

 

O «Átrio dos Gentios», plataforma para o diálogo entre crentes e não crentes estabelecida pela Igreja Católica, já passou por cidades como Paris, Barcelona, Florença, Assis, Bucareste, Tirana, Palermo e Estocolmo.

 

Organizado pelo «Instituto de História e Arte Cristãs» da Arquidiocese de Braga, em articulação com o «Pontifício Conselho da Cultura» do Vaticano, o evento terá lugar nos dias 16 e 17 de Novembro, em Guimarães e em Braga, respectivamente. Estas cidades são capitais europeias da cultura e da juventude 2012, pelo que o Átrio se insere nestas comemorações.

 

O programa do «Átrio dos Gentios» é apresentado nesta terça-feira, 18 de Setembro, na aula magna da Faculdade de Filosofia do Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa da cidade bracarense.

 

Para o cónego José Paulo Abreu, da arquidiocese de Braga, o Átrio dos Gentios surge como um espaço «aconfessional», ecuménico, de abertura e diálogo da Igreja com o mundo envolvente.

 

«Esperamos dar precisamente esse testemunho de abertura ao diálogo, recetividade às opiniões dos outros, vontade de aprender em conjunto, olhar em conjunto para o Homem, para a realidade da vida e para este universo onde vivemos. Esperamos dar esse testemunho de abertura, de horizontes largos, de capacidade de partilha e de vontade de aprendizagem recíproca com o contributo pensante de todos os que irão estar envolvidos», referiu em entrevista publicada pelo «Observatório da Cultura».

 

Sobre a relação da Igreja Católica em Portugal com a cultura, o sacerdote indica que uma coisa que todos temos de aprender é a humildade: «A grande cultura passa sempre pelo pressuposto de que ninguém sabe tudo - temos sempre de aprender com todos. Por isso há sempre contributos positivos que se podem colher de todos os quadrantes».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados