Página Inicial







Síria / Líbano: Refugiados precisam de ajuda externa
12 de Setembro de 2012

Com o agravamento da guerra civil que está a devastar a Síria, a comunidade cristã deste país atravessa a maior ameaça da sua história, estando a sua sobrevivência praticamente dependente da ajuda externa.

 

A situação é particularmente dramática para os milhares de refugiados que foram forçados a abandonar as suas terras e que se concentram agora no Líbano, em casas abandonadas ou em improvisados campos, especialmente no vale de Bekaa e nos distritos setentrionais de Trípoli e Akkar.

 

Bento XVI, que inicia esta semana uma visita apostólica ao Líbano, apelou recentemente à comunidade internacional para agir de imediato em favor das dezenas de milhares de pessoas forçadas a viver “a precariedade do exílio”.

 

A «Fundação AIS» procura alertar os portugueses para a situação de excepcional gravidade que se vive na região, mantendo o seu compromisso de tudo fazer para auxiliar estas populações em tanto sofrimento.

 

Todo o apoio que a Fundação AIS está a angariar é canalizado para a Caritas do Líbano que, no terreno, presta o auxílio possível a estes refugiados.

 

O Padre Simon Faddoul, presidente da Caritas do Líbano, já veio corrigir até o número avançado pelas Nações Unidas, garantindo que não são 55 mil, mas sim 150 mil os refugiados sírios no seu país.

 

A Fundação AIS, através de todas as suas estruturas internacionais, já canalizou cerca de 280 mil € para auxílio aos refugiados sírios, verba que é manifestamente insuficiente para a dimensão da tragédia humana que se vive na região.

 

Além do Líbano, outros países da região têm vindo a acolher refugiados sírios. Segundo as Nações Unidas, a Jordânia já acolheu cerca de 50 mil, o Iraque terá neste momento mais de 15 mil, enquanto a Turquia permitiu que 65 mil refugiados passassem a fronteira.

 

A situação em alguns destes países é também dramática, pois ninguém estava preparado para receber tanta população carente de tudo em tão pouco tempo.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados