Página Inicial







Brasil: «3º Congresso Missionário» e «5ª Semana Social»
11 de Julho de 2012

A Igreja no Brasil se prepara para o «3º Congresso Missionário Nacional» a se realizar de 12 a 15 de julho em Palmas (Tocantins), com a participação de mais de 600 pessoas provenientes de todo o país. O Congresso terá o tema «Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II» e lema «Como o Pai me enviou, assim eu vos envio (Jo 20, 21)».

 

«Somos convidados e desafiados a fazer nossa parte como Igreja missionária. Para refletir juntos sobre o nosso caminho neste mundo secularizado e multicultural, promovemos o 3º Congresso Missionário Nacional», referiu o Padre Camilo Pauletti, Diretor nacional das POM do Brasil e Presidente executivo do Congresso.

 

Às 600 pessoas registradas para participar, somam-se ainda os Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs), as Instituições e Organizações missionárias empenhadas na animação missionária das Igrejas locais e os membros de algumas das 17 Regiões da Conferência Episcopal do Brasil (CNBB), através do Conselho Missionário Regional (COMIRE).

 

Os brasileiros estão a preparar também a «5ª Semana Social Brasileira», de 22 a 25 de julho. A proposta do evento é refletir sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também a ousadia de propor outros caminhos.

 

As Semanas Sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja em muitos países. A França já celebrou o centenário na realização de Semanas Sociais. A Itália encerrou a sua 46 semana social em outubro de 2010. Segundo Bento XVI, «a Semana Social deste ano trouxe uma agenda positiva para todos através do tema: A Igreja e o Sul da Itália». Mesmo com formatos diferenciados, as semanas sociais articulam as forças populares e intelectuais a debater questões socio-políticas relevantes e a traçar perspectivas para o seu país, baseadas no Ensino Social da igreja.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados