Página Inicial







Mundo: Faça de cada dia um «Dia Mandela»
18 de Julho de 2012

O «Dia Internacional Nelson Mandela» é comemorado nesta quarta-feira, 18 de julho, com o objectivo de celebrar a liberdade, a justiça e a democracia.

 

O Dia Internacional Nelson Mandela «pela liberdade, justiça e democracia» foi criado pelas «Nações Unidas» em novembro de 2009 e todos os anos é comemorado a 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.

 

A declaração da ONU homenageia a dedicação de Mandela a serviço da humanidade, pela resolução de conflitos, pela relação entre as raças, promoção e protecção dos direitos humanos, a reconciliação, igualdade de géneros e direitos das crianças e outros grupos vulneráveis, e ainda pelo desenvolvimento das comunidades pobres ou subdesenvolvidas.

 

Por ocasião desta data, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, divulgou uma mensagem afirmando que Nelson Mandela «tem sido um advogado e um lutador da liberdade. Um preso político, um pacificador, um presidente. Um curador de nações… e um mentor para várias gerações de líderes e pessoas de todos os lugares de todo o mundo».

 

Ban recorda ainda que Mandela «dedicou 67 anos da sua vida para mudar a vida do povo da África do Sul», referindo que «o nosso presente para ele pode – e deve – ser mudar o nosso mundo para melhor».

 

E o secretário-geral da ONU diz juntar-se à «Fundação Nelson Mandela» para «pedir a todos e cada um de nós que realizem 67 minutos de serviço público neste Dia Internacional Nelson Mandela» – um minuto para cada ano de serviço que Madiba dedicou à humanidade.

 

Ban Ki-moon oferece até algumas sugestões: «Ensine uma criança. Alimente os que têm fome. Cuide do meio ambiente. Seja voluntário num hospital ou num centro comunitário».

 

E reforça a ideia: «Faça parte do movimento Nelson Mandela para tornar o mundo um lugar melhor. Esta é a melhor forma de desejar a Nelson Mandela um feliz 94º aniversário. É a melhor forma de lhe agradecer por ser uma inspiração para todos nós».

 

«Entre em acção. Sirva de inspiração para a mudança. Faça de cada dia um Dia Mandela», conclui.  



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados