Página Inicial







Roma: Cardeal Filoni visitou os Missionários Combonianos
20 de Setembro de 2012

O Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, visitou a casa dos Missionários Combonianos em Roma, onde a comunidade está reunida em «Assembleia Intercapitular» até o dia 22 de Setembro.

 

No domingo, 16 de Setembro, o cardeal Filoni presidiu a eucaristia celebrada com a presença dos superiores provinciais e delegados, e também do bispo Sanctus Lino Wanok, da diocese de Nebbi, no Uganda.

 

Após a celebração, o cardeal Filoni compartilhou uma reflexão a partir de três passagens encontradas no livro do profeta Isaías (50,5-9), que fala da aceitação do Servo sofredor do Senhor: «O Senhor abriu meu ouvido. Pela minha parte, não ofereci resistência. O Senhor vem em meu auxílio. Meu vingador está aqui em minhas mãos».

 

Segundo o Cardeal Filoni, este é «um bom exemplo de disponibilidade, verdade e confiança em um Deus que não nos deixa sozinhos ou abandonados. Uma missão onde não há solidão. Então, um exemplo que devemos imitar, na certeza de que - mesmo que pareça contrário ao normal das tendências humanas - o Senhor nos fará justiça. A mesma justiça que tem e vai fazer de Jesus Cristo vitorioso. Esta é a força da fé cristã, como confirmado pela passagem em Marcos: «Quem perder a sua vida por causa de mim e do amor ao evangelho, será salvo».

 

«As palavras de Isaías são uma clara referência à paixão de Cristo. O «Servo de Deus» de Isaías se cumpre nas palavras de Jesus, como Marcos diz: «Se alguém quer ser meu seguidor, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me».

 

Em conclusão, o Cardeal Filoni disse que «pelo facto de ouvir a Palavra de Deus e pela oração insistente, podemos ter o mesmo modo de pensar e agir, e assim nós também podemos anunciar aos outros a Palavra da vida, que é uma Palavra de vida eterna».

 

Depois da Eucaristia, houve uma breve reunião com os missionários na sala capitular, onde o superior geral, Pe. Enrique Sánchez, saudou o Cardeal Filoni e agradeceu-lhe por ter aceito o convite dos Missionários Combonianos.

 

O Cardeal Filoni também agradeceu todo o trabalho que os Missionários Combonianos estão a fazer nos territórios sob a jurisdição da Congregação para a Evangelização dos Povos.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados