Página Inicial







Itália: Manifestação contra a produção bélica
26 de Setembro de 2012

Manifestação nacional contra a produção de armamentos bélicos e em particular contra a venda de aeronaves M346 para Israel está marcada para 13 de Outubro, no Alenia Aermacchi Venegono, em Varese (Itália). Evento contará com a internvenção do missionário comboniano, padre Alex Zanotelli.

 

De acordo com os organizadores, em uma recente visita a Itália, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Avigdor Lieberman, fez uma parada em Alenia Aermacchi e acertou a compra de aviões militares.

 

Uma compra que sequer foi abalada pela «Operação Chumbo Fundido», quando em Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009 Israel usou seu poderio aéreo para atacar a população civil desarmada da Palestina, causando a morte de 1.400 pessoas, das quais 400 eram crianças.

 

«Uma acção militar brutal e sem justificação onde foram usadas armas desconhecidas ou já proibidas por convenções internacionais (fósforo branco, urânio empobrecido e bombas de fragmentação), levando Israel a ser culpado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade – como comprova o documento «Goldstone Report» divulgado pelas Nações Unidas.

 

Esta manifestação é contra a prática de guerra, criada nos últimos 20 anos, que chama «paz» a guerra na tentativa de justificá-la como um instrumento de «segurança preventiva» e «exportação da democracia», afim de defini-la como «humanitária».

 

Mas «guerra humanitária» é um paradoxo: a guerra só causa mortes, ferimentos, destruição e gera ressentimentos, ódio e vingança, é a coisa mais desumana imaginável.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados