Página Inicial







Nigéria: Bispo distinguido pelo trabalho no diálogo inter-religioso
3 de Setembro de 2012

A organização católica internacional «Pax Christi» atribuiu o seu prémio 2012 a D. John Olorunfemi Onaiyekan, arcebispo de Abuja, Nigéria, pelo «importante papel» que tem desempenhado no diálogo entre cristãos e muçulmanos.

 

A Nigéria tem sido palco de vários atentados contra as comunidades cristãs, na sua maioria reivindicados pelo grupo fundamentalista islâmico «Boko Haram» – nome em língua hausa que significa «a educação ocidental é pecaminosa» –, que pretende a implementação da lei islâmica, a sharia, e é considerado responsável pela morte de mais de 580 pessoas, só este ano.

 

D. John Onaiyekan, à frente da arquidiocese de Abuja desde 1994, é também co-presidente do Conselho Africano dos Líderes Religiosos «Religião para a Paz». Em 2009, durante o segundo Sínodo dos Bispos para a África, o prelado foi presidente da comissão encarregada de redigir a mensagem final da assembleia.

 

O prémio Pax Christi internacional, atribuído anualmente a uma personalidade que se tenha distinguido «na luta contra violências e injustiças», será entregue a D. John Olorunfemi no dia 31 de Outubro, em Bruxelas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados