Página Inicial







Portugal: Leigos combonianos em formação
30 de Maio de 2013

No fim-de-semana de 11 e 12 de maio tivemos mais uma sessão de formação dos Leigos Missionários Combonianos. Realizou-se em Lisboa, nos Olivais, nas Irmãs Combonianas e teve como coordenadora a Susana Vilas Boas.

 

No domingo também tivemos a missa de despedida da Márcia Denise que estava de partida para uma missão de 2 anos em Moçambique.

 

Esta ida da Márcia Denise para Moçambique, por coincidência, relacionou-se com o assunto da nossa formação: “Leigos na Igreja. Espiritualidade laical e missionária”.

 

A Susana, que nos orientou ao longo de toda a sessão formativa, baseou-se principalmente nos Atos dos Apóstolos, mas também em Marcos, Mateus e Lucas, para nos mostrar que a Igreja sempre teve uma vocação missionária. E também nos mostrou que, passados 2000 anos, os atuais leigos missionários ainda têm muito em comum com os primeiros missionários. E não me refiro só aos apóstolos, pois Paulo, Lucas e outros não eram apóstolos.

 

Desde logo com o chamamento do Espírito Santo que, há 2000 anos, fez com que aquela comunidade composta por tão poucas pessoas e sem preparação religiosa se virasse para fora e estivesse na origem da religião que mais tem influenciado a História Universal desde sempre.

 

E também tem sido o Espírito Santo que tem permitido que a Igreja sobreviva devido a este seu carisma missionário pois, como dizia já não sei quem, se não fosse a Graça do Espírito Santo, quanto muito a Igreja já só seria uma ONG piedosa.

 

Leia o texto completo na página dos LMC.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados