Página Inicial







África: Crianças no foco da agenda de desenvolvimento
23 de Maio de 2013

Líderes africanos desejam colocar as crianças no centro da agenda de desenvolvimento pós-2015. O convite surgiu no «Fórum Africano de Política Infantil».

 

Governantes e especialistas concordaram com uma série de prioridades fundamentais para garantir que as necessidades específicas e holísticas das crianças sejam refletidas em uma agenda forte de desenvolvimento pós-2015.

 

Para isso, é preciso definir metas e responsabilidades comuns para os governos e a comunidade internacional

 

Joaquim Chissano, que presidiu o painel, disse que os «Objetivos de Desenvolvimento do Milénio» (ODM) têm conseguido muito para as crianças, no sentido de estimular os esforços de desenvolvimento e orientar as prioridades globais e nacionais.

 

Chissano acrescentou que a África tem assistido a um grande progresso, incluindo a redução expressiva da mortalidade infantil e o aumento das matrículas na escola primária.

 

O representante africano sublinhou que continua a existir uma agenda urgente e inacabada para as crianças da África e é imperativo que o quadro pós-ODM aborde a realidades das crianças e seu potencial de uma maneira abrangente e responsável.

 

Joaquim Chissano disse ainda que «para o bem do desenvolvimento - humano, social e económico - é hora de colocar as crianças e os seus direitos e interesses no centro do desenvolvimento, principalmente em África».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados