Página Inicial







Europa: Cáritas pede agenda para «pós ODM»
28 de Maio de 2013

Representantes e responsáveis de 49 organizações da Cáritas na Europa, entre elas a «Cáritas Portuguesa», solicitam ao Conselho Europeu que mostre um compromisso claro no combate a pobreza em todo o mundo. Os responsáveis da Cáritas insistem para que a UE mostre responsabilidade no combate à pobreza no quadro pós «Objetivos de Desenvolvimento do Milénio» (ODM).

 

«A fome e a má nutrição são as manifestações mais reais e cruéis da pobreza. Portanto, a Cáritas Europa apela à União Europeia para que defenda uma alimentação adequada para todos, como um objetivo superior no futuro Quadro de Desenvolvimento. A Cáritas Europa reunida em Conferência Regional insta a União Europeia, as suas instituições e os Estados-Membros, para que garantam um enquadramento que torne possível um futuro sem fome».

 

«Incentivamos uma mudança de paradigma onde a dignidade humana e o desenvolvimento humano integral, dentro dos limites ambientais, permita aos mais pobres e aos mais desprotegidos e marginalizados participar e viver em sociedade capazes de cuidar do outro e que tenham uma economia sustentável ​​e equitativa».

 

«A Cáritas Europa apela a todos os Estados europeus para que cumpram o seu papel e a sua responsabilidade no combate à pobreza e à marginalização num mundo em mudança». Sublinha, ainda, que este é o momento para se definir um reforço da dimensão social da mesma forma que está a ser feito para outras dimensões como são a política, económica e financeira.

 

Recorde-se que a comunidade internacional caminha para um momento importante na história da cooperação internacional. Com o fim dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015, uma nova agenda tem de ser concebida, como expressão do compromisso contínuo para combater a pobreza e proporcionar dignidade humana de cada cidadão do mundo. Os primeiros passos na formação da posição europeia são assumidos esta semana na Reunião do Conselho de Relações Exteriores (FAC), a 27 e 28 maio 2013. Por isto, a Conferência Regional da Cáritas Europa, em Bruxelas, insiste sobre o papel e a responsabilidade da União Europeia no combate à pobreza e à marginalização num mundo em mudança.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados