Página Inicial







Portugal: Percurso para a Quaresma
18 de Fevereiro de 2013

A Quaresma é o tempo que precede e dispõe à celebração da Páscoa. Tempo de escuta da Palavra de Deus e de conversão, de preparação e de memória do Batismo, de reconciliação com Deus e com os irmãos, de recurso mais freqüente às “armas da penitência cristã”: a oração, o jejum e a esmola.

 

Quaresma significa caminho de transformação, preparando a Páscoa, que significa passagem da morte à vida, da escravidão à liberdade. Viver a Quaresma e celebrar a Páscoa pretende ser e deve ser uma experiência de transformação que implica os cristãos na construção do Reino. Nesta Quaresma, a FEC (Fundação Fé e Cooperação, ONGD da Conferência Episcopal Portuguesa) volta a propor que este percurso de fé, seja transposto para o Desenvolvimento. Porque na realidade, os dois percursos não devem ser distintos, devem estar entrelaçados e alimentarem-se mutuamente. O desenvolvimento é a passagem de condições menos humanas a condições mais humanas (Encíclica Populorum Progressio).

 

Para além da sua ação na área da Cooperação para o Desenvolvimento, a FEC – Fundação Fé e Cooperação, deseja promover espaços de reflexão sobre o desenvolvimento humano integral e o desenvolvimento sustentável, com a promoção da justiça. Através da Rede Fé e Desenvolvimento, pretende promover este processo no seio da própria Igreja, repensando-se a si própria em diálogo com a sociedade.

 

Trata-se de um percurso em oito etapas - 4ª feira de cinzas, seis domingos da Quaresma e domingo de Páscoa, que serão publicadas semanalmente. Para cada etapa sugere-se uma dimensão do Desenvolvimento e um olhar a partir de um sector concreto da sociedade, fazendo reflexo da própria Encíclica Caridade na Verdade, em que o Papa Bento XVI aborda a Crise actual e o Desenvolvimento Humano Integral complementando estas diferentes perspectivas.

 

Percurso para a Quaresma em versão online

 

Percurso para a Quaresma em versão PDF



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados