Página Inicial







«Despertar»: Um projecto da Família Comboniana
20 de Fevereiro de 2013

Teve início em 14 de Janeiro de 2013 as actividades do projecto «Despertar», uma iniciativa de promoção social da família comboniana com o objectivo de apoiar crianças e adolescentes no seu desenvolvimento integral e humano.

 

O projecto tem por missão acompanhar crianças e adolescentes nos seus tempos livres pós escolares para cooperar e contribuir no seu crescimento integral. Apoiá-los e incentivá-los em área tão distintas como a escolar, familiar, interpessoal, profissional e lúdica.

 

O projecto «Despertar», promovido pelos três ramos da Família Comboniana - Missionários Combonianos, Irmãs Missionárias Combonianas e Leigos Missionários Combonianos - está inserido na paróquia dos Missionários Combonianos de Camarate, com cerca de 20.000 habitantes, perto do Aeroporto Internacional de Lisboa.

 

Desde a década de 80, na área, tem havido um afluxo maciço de imigrantes, especialmente os habitantes das ex-colónias portuguesas em África, mas também de outras nacionalidades e etnias, principalmente asiáticos, brasileiros e ciganos.

 

Esta situação local, agravada pela crise económica em Portugal, motivou a criação do projecto «Despertar», que visa trabalhar com crianças e adolescentes para colmatar as lacunas educacionais na faixa etária entre 6 e 16 anos.

 

Actualmente, o projecto envolve uma dúzia de meninos que são seguidos por voluntários coordenados pela equipa da família comboniana.

 

«Este projecto sempre foi um sonho da família comboniana, porque acreditamos que o futuro da missão, onde quer que estejamos, é trabalhar, pensar, estar lá juntos», disse a irmã Ida Colombo, Superior Provincial Comboniana para a Europa.

 

Nesta ocasião, temos que salientar a importância de fazer e testemunhar juntos, disse a Irmã Ida, citando a frase do educador e escritor brasileiro Rubem Alves: «O sonho que você sonha sozinho é apenas um sonho, mas um sonho que sonhamos juntos torna-se realidade».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados