Página Inicial







Portugal: Cáritas realiza peditório durante a Semana Nacional
26 de Fevereiro de 2013

A Fé e a relação de compromisso com os outros e com o mundo. Esta é a proposta de reflexão apresentada para a Semana Nacional Cáritas. Com o slogan «Fé comprometida, cidadania ativa», o organismo quer que todos se sintam responsáveis e parte deste «dar a mão» a quem está ao nosso lado.

 

A Semana Nacional prolonga-se até ao dia 3 de Março, «Dia Nacional Cáritas». A par de um conjunto de ações locais, vocacionadas para espaços de reflexão e debate com os cidadãos, esta iniciativa é marcada a nível nacional pela realização do «Peditório Público» que acontece em diversas cidades de 28 de Fevereiro a 3 de Março.

 

Este já tradicional Peditório reverte a favor dos diferentes projetos sociais desenvolvidos em cada Cáritas Diocesanas. Para a sua realização são mobilizados milhares de voluntários que, durante quatro dias, dão o seu tempo e a sua cara por este trabalho e pela causa «Cáritas», dando o exemplo a todos os cidadãos e chamando a atenção para os temas da cooperação e cidadania ativa.

 

«Num período extremo como o que vivemos atualmente, com o aumento exponencial dos casos de pobreza e de exclusão social e suas consequentes problemáticas, a temática chave que, este ano, servirá de suporte à nossa reflexão prende-se com os valores de Fé e Solidariedade, temas que despertam também para a importante discussão sobre o papel e responsabilidade de cada indivíduo na própria Sociedade perante esta situação de alerta máximo e que visam o empenho de todos na construção de uma sociedade mais equitativa», refere Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

 

Segundo registos internos da Cáritas, em 2012, mais de 56 mil famílias solicitaram apoio à instituição e, a nível individual, foram declarados mais de 158 mil pedidos de ajuda em território nacional. Ao longo do ano 2012, a Cáritas Portuguesa registou um aumento das situações de emergência social na ordem dos 60 por cento em relação ao ano anterior.

 

Assista ao vídeo da campanha no YouTube.

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados