Página Inicial







Mundo: Dia Internacional da Água
22 de Março de 2013

O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como «Ano Internacional de Cooperação pela Água» e na sexta-feira, 22 de Março, celebramos o «Dia Mundial da Água».

 

O cumprimento das necessidades humanas básicas, nosso ambiente, desenvolvimento sócio-económico e a redução da pobreza são muito dependentes da água.

 

A água está associada aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), nomeadamente garantir o acesso a ela, melhorar o nível de saúde, promover a igualdade de oportunidades das mulheres, proteger o ambiente e combater a pobreza. Em Março de 2012, o mundo atingiu o ODM de reduzir para a metade o número de pessoas sem acesso a água potável.

 

Ao designar 2013 como o «Ano Internacional de Cooperação pela Água», a Assembleia Geral da ONU reconhece que a cooperação é essencial para encontrar um equilíbrio entre as necessidades e prioridades diferentes e compartilhar esse precioso recurso de forma equitativa, utilizando a água como um instrumento de paz. Promover a cooperação pela água implica uma abordagem interdisciplinar reunindo fatores culturais, educacionais e científicos, bem como religiosos, éticos, sociais, políticos, dimensões jurídicas, institucionais e económicas.

 

A boa gestão da água é especialmente desafiadora devido a algumas de suas características únicas: a distribuição deste recurso no planeta é desigual e o ciclo hidrológico é altamente complexo. A rápida urbanização, poluição e mudança climática ameaçam o recurso enquanto a demanda por água está a aumentar, a fim de satisfazer as necessidades de uma população mundial em crescimento (ultrapassamos a marca de 7 mil milhões de pessoas), para a produção de alimentos, energia, indústria e uso doméstico. A água é um recurso compartilhado e sua gestão deve levar em conta uma grande variedade de interesses conflitantes. Isso oferece oportunidades para a cooperação entre os usuários.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados