Página Inicial







Mundo: Dia Internacional do Direito à Verdade
22 de Março de 2013

No domingo, 24 de Março, celebra-se o «Dia Internacional do Direito à Verdade pelas Violações Flagrantes dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas», declarado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em Dezembro de 2010.

 

«O direito à verdade e à justiça é fundamental para acabar com a impunidade das violações flagrantes dos direitos humanos. […] Em todo caso, prestar homenagem a estes direitos torna evidente que as violações não podem permanecer ocultas de maneira indefinida», Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas.

 

O objetivo deste dia é:

- Honrar a memória das vítimas das violações flagrantes e sistemáticas dos direitos humanos e tornar evidente a importância do direito à verdade e à justiça.

- Prestar homenagem às pessoas que dedicaram sua vida em promover e defender os direitos humanos e que, nesta luta, perderam sua vida.

- Reconhecer, de maneira especial, a importância da obra e dos valores defendidos pelo Arcebispo Oscar Arnulfo Romero, de El Salvador, que foi assassinado no dia  24 de Março de 1980, por ter denunciado as violações dos direitos humanos das populações mais vulneráveis,  por sustentar o princípio da defesa da vida, por promover a dignidade da pessoa humana e opor-se à violência em todas as suas formas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados